quinta-feira, 9 de abril de 2009

Japandroids - Post-Nothing (2009)

Japandroids

Se houve um tempo em que ser um duo era algo ousado para o Rock, esse tempo já se foi há tempos. Ainda lembro de pessoas se espantarem com o White Stripes e sua formação "não convencional". Hoje uma dupla de rock se tornou algo tão popular, que o estranho são bandas com mais de 5 pessoas. Muita gente - vão dizer, mas o Broken Social Scene e o Polyphonic Spree bater 15 integrantes é algo normal. O normal agora é ter uma banda entre 5 e 2 integrantes, ou mais de 10. Definitivamente isso ainda não é tão comum pro cenário pop, mas fora dele tem revelado grandes e belas surpresas, como o Japandroids, a banda do post.


Vindos de Vancouver e com um formato guitarra/bateria, o Japandroids (nome ridículo, segundo o Pitchfork e talvez em mesmo) tem sido constantemente comparado ao No Age, e não só por sua formação, mas pela mesma predisposição musical. A grande diferença é que o canadenses olham muito mais em direção às canções pop do que os californianos. E a grande beleza da música de Brian King e David Prowse é realmente essa. Influenciados pelos inovadores The Sonics e pelos barulhentos do Mclusky (e também por sua irmã, segundo eles), conseguiram juntar a beleza do ruído com a energia ritmada e, mesmo com letra não muito profundas e até imaturas, demonstram inteligência. Quando não velozes e agressivos, são profundos e cheios de camadas, chegando a lembrar a sonoridade do My Bloody Valentine. Mas, na maior parte do tempo, a energia é solta e, o vocal divido, traz uma sensação de desespero e urgência.

O álbum Post-Nothing tem apenas 8 faixas, mas é o suficiente. Suficiente para te conquistar e apresentar uma banda e todas suas qualidades. Se mostra uma álbum muito completo e nada cru. O que não faltam são elementos extras (além da guitarra e bateria) e uma produção que realmente acertou a mão. A atmosfera é anos 90, mas o frescor é extremamente novo. E essa sensação de que não pertence a uma certa época é brilhante, você nem se preocupa em saber se um duo seria aceitável no tempo em que as músicas se situam. Nem quer saber se viria antes ou depois do White Stripes. A música te preenche tanto que lhe deixa alheio a qualquer forma ou formato.

Japandroids - Post-Nothing (2009)
Japandroids - Post-Nothing (2009)
01 - The Boys Are Leaving Town
02 - Young Hearts Spark Fire
03 - Wet Hair
04 - Rockers East Vancouver
05 - Heart Sweats
06 - Crazy_Forever
07 - Sovereignty
08 - I Quit Girls
DownloadMySpace
Separador

3 comentários:

Cé S. disse...

tô adorando ouvir japandroids -- este blog é ótimo, salvou minha vida do tédio dos meus velhos mp3

valeu!!

Cé S. disse...

caracoles -- virou minha banda preferida faciñ faciñ

fdsfds disse...

Falou em duo, lembro de Raveonettes. Já já sai o novo hein!