quarta-feira, 10 de junho de 2009

The Delano Orchestra - Will Anyone Else Leave Me? (2009)

The Delano Orchestra

O Delano Orchestra não é o exemplo de melodias extraordinárias ou de arranjos impressionantes. Não é sinônimo de canções grandiosas ou de uma banda com músicos e vocalista fora do comum. Não é por isso que eles estão aqui.

A "orquestra" francesa é sinônimo de intimismo, de canções de tristeza sem fim. São os arranjos simples e lindos, e a voz embargada que fazem sua essência. Pouco repetitivo, assim como lágrimas que não param de cair. Melancólico ao extremo, de modo que, de repente, se naturaliza e converte a tristeza em beleza. Mágico, ao ponto de transformar canções em pequenos mantras ou hinos. A sonoridade parece caminhar, ou mesmo marchar, em uma direção tão sombria quanto iluminada. Como se caminhasse direto ao teu coração.


The Delano Orchestra é uma banda francesa que acaba de lançar seu segundo álbum, intitulado "Will Anyone Else Leave Me?" sucessor do "A Little Boy, A Little Girl And The All The Snails They Have Drawn", do ano passado. A mudança da banda, entre os álbuns, não foi muito grande. A evolução é altamente perceptível na produção onde, apesar da voz de A. Delano se manter abafada, os arranjos são mais elaborados e perceptíveis, valorizando muito as canções e os climas criados. Aliás, o que sustenta as canções são sempre os climas criados. Por vezes, é possível lembrar de Sparklehorse ou Bright Eyes (quem sabe até o Broken Social Scene), porém, isso tudo é segundo plano para os belos momentos e as belas ambientações criadas ao longo do álbum.

O que você pode esperar ao ouvir: muita melancolia e uma beleza única, através de violinos, violoncelos, trompetes e mais. As canções são arrastadas, mas possuem a dinâmica exata para emocionar. E é essa riqueza de detalhes nas composições, de melodia aos arranjos, que valoriza algo que não é exatamente novo ou tecnicamente exemplar. A questão aqui é trabalhar os sentimentos, e nisso a banda não erra.

Ao longo de 12 faixas diversos sentimentos são explorados. Tudo de maneira tão simples e tão pessoal que é impossível não se sentir tocado. Não é exatamente canções para quem está na fossa e precisa de uma trilha sonora (mas pode ser que funcione para essas pessoas também). É algo mais profundo, que parece buscar lá dentro de você um sentimento adormecido. Músicas que parecem prontas para preencher um quarto vazio e escuro. Momentos que aproximam os passos que já se ouviam ao longe. Que podem te aquecer nesses momentos frios, como um abraço de consolo ou como o calor de um amor que modifica seus dias. Delano Orchestra pode ser a companhia para um fim-de-semana que você passaria sozinho, ou apenas mais um motivo para sorrir. Mas, de qualquer modo, vai funcionar. Vá por mim.

The Delano Orchestra - Will Anyone Else Leave Me? (2009)
The Delano Orchestra - Will Anyone Else Leave Me? (2009)
01 - Something Is Gone
02 - The Escape
03 - Until I Die
04 - How To Care
05 - Endless Night
06 - On The Shore
07 - Interlude
08 - Everything Is Gone
09 - Sunday 2AM
10 - And Now, She's Gone
11 - As Anyone Will Do
12 - Will Anyone Else Leave Me?
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

4 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/e228cbe0

Lucas Lima disse...

Maravilhoso o álbum.

Jéssica Gabrielle L. disse...

ahhh, adorei o blog e tudo!

se der, dá uma passadinha no meu. tô começando agora com essa vida de blogagem musical :)

abraço!

A disse...

If you loved this album, keep awake, a new one is coming up October 4th!
More infos on http://kutufolk.com

You can also find great videos of the whole band there. Really nice!