quarta-feira, 8 de julho de 2009

Chris Garneau - El Radio (2009)

Chris Garneau

Aptidão existe, claro. Vejo uma diferença clara entre aptidão e dom. Pra mim, o primeiro é uma pré-disposição do seu cérebro, ou do organismo de forma geral, para certo tipo de atividade. E dom, pra mim não existe. Não acho que tem aquela pessoa que já nasça sabendo algo. Se bem que, ao ouvir Chris Garneau, gera uma certa dúvida.


Exageros a parte, Chris Garneau é apenas um músico equivocadamente definido como algo que transita entre pop-barroco (sério...) e folk. Evidentemente, ele é apenas um artista pop, que usa de diversas vertentes da música para criar suas canções. Então por que eu falei de aptidão?

A sensibilidade como compositor, deste estadunidense influenciado por Cat Power e Elliot Smith, é excepcional. E isso não cabe somente às letras, mas toda a melodia e arranjo elaborado para cada música. Se em seu debute o artista pecava por uma certa repetição, pecava o suficiente para receber um "terrible" da Pitchfork, ele resolveu fazer diferente. Apostou em melodias mais elaboradas e acertou em cheio. Os arranjos, liderados pelo piano, contam com violoncelos, violinos, xilofones e vozes femininas.

Com uma voz tão sutil, que beira o infantil, Garneau comanda canções melancólicas que são capazes de despertar diferentes sensações no ouvinte. E trabalha isso muito bem. "El Radio", que já rodava pela internet desde final de junho, foi lançado, oficialmente, ontem e, mesmo que ainda não tenham surgido tantas críticas pela mídia especializada, é perceptível a evolução do artista e admirável seu trabalho, suficientemente bom para você dar uma chance, caso não o conheça, e outra chance, caso não tenha se encantado pelo primeiro lançamento.

Colocar uma dúvida na minha cabeça, sobre dom e aptidão, não é muito simples. Ele conseguiu. Talvez consiga, também, mexer com você e gerar vários outros pensamentos, sejam dúvidas ou alegrias, desconfianças ou desejos. Chris Garneau fez um álbum sobe sentimentos, que gera sentimentos. E não há nada de "terrible" nisso.

Chris Garneau - El Radio (2009)
Chris Garneau - El Radio (2009)
01 - The Leaving Song
02 - Dirty Night Clowns
03 - Raw and Awake
04 - Hands on the Radio
05 - No More Pirates
06 - Fireflies
07 - Home Town Girls
08 - Over and Over
09 - Cats and Kids
10 - Les Lucioles en re Mineur
11 - Things She Said
12 - Pirates Reprise
13 - Black Hawk Waltz
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

3 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/1e8868bf

André disse...

muito bom o seu comentário sobre aptidão e dom, penso da mesma forma, gostei da sua opinião! o Blog é ótimo, continue assim :)

NETOVILA disse...

muito bom!
Já esperava algo assim