sexta-feira, 10 de julho de 2009

Julian Plenti - Julian Plenti Is... Skyscraper (2009)

Julian Plenti

Julian Plenti é Paul Banks, e isso já deveria ser o suficiente, mas não é.

Líder, vocalista e compositor do Interpol, Paul Banks apresenta seu alter-ego Julian Plenti, e lança um álbum solo, com um conjunto e canções que incluem algumas de suas canções compostas antes da existência de sua banda. E quando digo que ser Paul Banks já seria o suficiente, falo sobre realmente entender de quem se trata Julian Plenti mas, realmente, há uma diferença brusca entre o homem a frente de uma das mais importantes bandas da década e o introspectivo compositor do álbum "Julian Plenti Is... Skyscraper".

A maior semelhança entre os dois (dois?) é a qualidade. Ambos são ótimos, e poderiam ser até três.


Lançado pela Matador, "Julian Plenti Is... Skyscraper" será lançado oficialmente no início do próximo mês e, obviamente, já está na internet. Não sabendo de onde surgiu a necessidade, para Paul Banks, de gravar um trabalho solo, me deparei com a notícia e não acreditei nos bons resultados que poderiam surgir então. Acompanhando as canções que aos poucos eram divulgadas, também não me animei. Foi necessário ouvir a obra por completo, para entender a razão e enxergar o valor.

Com sua voz grandiosa e melancólica, Banks (Plenti?) apresenta diferentes momentos, e poucos deles lembram Interpol. O que é bom. Ganhamos um artista diferente. Mas, ainda assim, é impossível não criar um elo que liga os dois trabalhos. Além da voz inconfundível, o clima sombrio também é uma semelhança indiscutível porém, a forma como as canções se desenvolvem, os formatos que permitem mais experimentações melodiosas e os arranjos (sintetizadores, na maior parte) diferem Julian Plenti de Paul Banks e sua banda.

Julian Plenti aposta em situações mais introspectivas, canções mais adultas, menos "banda-de-rock", e se dá bem. Se não havia motivos para acreditar que esse projeto não fazia sentido, na altura da quarta faixa, "Games For Days" (música mais Interpol e mais "agitada" do álbum), você já está imerso no oceano da imaginação do compositor, neste projeto tão pessoal quanto belo.

Paul Banks é Julian Plenti, e isso foi mais do que o suficiente para surgir um grande álbum.

Julian Plenti - Julian Plenti Is... Skyscraper (2009)
Julian Plenti - Julian Plenti Is... Skyscraper (2009)
01 - Only If You Run
02 - Fun That We Have
03 - Skyscraper
04 - Games For Days
05 - Madrid Song
06 - No Chance Survival
07 - Unwind
08 - Girl On The Sporting News
09 - On The Esplanade
10 - Fly As You Might
11 - H
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

9 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/544ddc93

guilherme spada disse...

muito bom seu blog hein?? indicações mto boas, e acabei roubando o disco do rockz aqui, haha!! florence and the machine tão é ótimo!! temos gostos parecidos, da uma olhada no meu blog e ve se gosta de algo ;D

arteasetima.blogspot.com

Borealis disse...

valeu, esse album deve ser ótimo!!

M! disse...

excelente o seu blog! de extremo bom gosto! ;)

Alessandra disse...

eu adorei esse álbum! e é bem como tu escreveu no post "Julian Plenti é Paul Banks e isso já deveria ser o suficiente, mas não é." realmente são canções mais adultas e menos "banda-de-rock", eu gostei pra caralho, ok. bjs. hauihua. anyway, a voz é inconfundível.. eu não esperava um Interpol né, logo, me identifiquei com as músicas desse jeito, dessa maneira.
well, sucesso é o que não falta pra ele!
Besos!

Unknown disse...

Paul Banks Rock's

AOR-BRAZIL disse...

Adorei esse disco do Plenti!! Grande trabalho que fica no anonimato... Pobres brasileiros!!

Mojo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

aaa