sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mika - The Boy Who Knew Too Much (2009)

Mika

Se você não gostou do Mika no sucesso "Life in Cartoon Motion", seu primeiro álbum que vendeu quase 6 milhões de cópias, prepare-se para não gostar dele em "The Boy Who Knew Too Much". A não ser que você tenha mudado um pouco (ou muito), porque o libanês /inglês nada mudou. Não sendo tão duro, é possível dizer que Mika "cresceu" um pouco em seu novo álbum, que não mais aborda tanto temas infantis, e aposta em algo mais adolescente.

As composições, apesar de em certos momentos apresentarem algumas ousadias não tão presentes no debute do artista, continuam apostando em fórmulas pop "evoluídas" somadas à super voz e personalidade de Mika.

Os momentos constrangedores, divertidos e clichês persistem. E isso é o máximo.


Um grande atrativo do álbum é a voz peculiar de Mika, um misto de Freddie Mercury, Prince e Elton John (nem tanto, vai), somado a uma feminilidade ainda maior mas que, por vezes, parece tão máscula, que nos prova o quão esse quesito "gênero" é irrelevante quando se tem um artista de tal envergadura como Mika, que leva sua voz onde quer, e faz de momentos empolgantes ou doces igualmente agradáveis mesmo com todas suas diferenças.

Cabe a compreensão de que este, como o primeiro trabalho do artista, é uma obra estritamente pop. Não cabe a um específico ramo pseudo-alternativo ou descolado. É um álbum recheado de canções para a massa, para famílias, para colégios, para estádios, pra mim e pra você. Não são músicas que selecionam o público, são músicas que abrem margem para qualquer tipo de público selecioná-las como favoritas. E isso é um desafio, já que criar canções tão agradáveis, populares e, ao mesmo tempo, não cair no mais do mesmo sendo que, ainda assim, fazem sucesso, é quase incompreensível para o universo musical atual.

Destaque para momentos empolgantes como "We Are Golden", "Blame It On the Girls", "Good Gone Girl" e "Touches You", e momentos mais fantasiosos e elaborados como "Dr. John", "Blue Eyes", "Toy Boy" e "Lover Boy". Destaque também para os arranjos, que são criativos mesmo quando através de bases eletrônicas, e se superam quando envolve vários elementos. Destaque, acima de tudo, para Mika, um artista completo, altamente desenvolvido e, porque não, disposto, já que é daqueles que nos faz acreditar que o termo "pop" ainda pode funcionar como um elogio e como uma qualidade de músicas que naturalmente se destacam, e que brilham. E quem brilha é Mika, por isso caber tão bem a ele.

Mika - The Boy Who Knew Too Much (2009)
Mika - The Boy Who Knew Too Much (2009)
01 - We Are Golden
02 - Blame It On the Girls
03 - Rain
04 - Dr. John
05 - I See You
06 - Blue Eyes
07 - Good Gone Girl
08 - Touches You
09 - By the Time
10 - One Foot Boy
11 - Toy Boy
12 - Pick Up Off the Floor
13 - Lover Boy
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

8 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/ca930037

Charles disse...

New Pearl Jam - Backspacer here:
rockformasses2.blogspot.com

urge1970 disse...

Meu comentário nem é sobre o texto, mas sobre o blog em si. Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e dizer que coloquei o link pro Popmata lá no meu blog (www.lovenomore.com.br). Ficaria grato (e feliz)se pudesses retibuir. Abraço.

Anônimo disse...

fala guru! cadê o novo do editors, véio? num guento mais esperar.

Anônimo disse...

achei esse blog no google...e adorie a materia...parabens!

Unknown disse...

EE!!!parabens pelo blog!!
Sempre boas surpresas por aqui! (agora to baixando os esquisitinhos do flaming lips)

valeu!!!!
bjo

fran (depredando.blogspot.com)

neto disse...

muito bacana

Anônimo disse...

é um ótimo CD