quinta-feira, 26 de março de 2009

Disco Alto - Sierra Nevada (2009)

Disco Alto

Há quem queira colocar a música brasileira à prova. Sempre, com um sentimento nostálgico, tentando dizer que não se produz mais música de qualidade no Brasil, e levam isso até os anos 70 ou para o pseudo-bom-rock produzido pelos 80. Perda de tempo entrar numa discussão dessa. Quem se guia pelas FM's para determinar e procurar o que há de bom em música, está revirando lixo... e lixo velho, que nem os ratos querem mais. Um exemplo forte, de que a música boa está fora das rádios, é o Disco Alto.


Os bons brasilienses lançaram, há pouco, seu primeiro álbum intitulado Sierra Nevada e, pra quem coloca Radiohead como unânimidade entre a banda e já trabalhou até como banda cover, os rapazes impressionam muito. A música não é apenas guiada pelos ingleses, mas também se vê ares de Sigur Rós e de coisas mais novas na linha Folk-Psicodélico (apesar da pegada aqui ser essencialmente Rock). As letras em português são muito originais, não remetem a um estilo de composição de qualquer outro artista por aqui, não consegui encontrar uma referência, apesar dos próprios ressaltarem Roberto Carlos como influência. Mas, falar de tudo isso, é apenas repetir o que vem sendo dito por aí.

A grande verdade é que a banda evoluiu muito desde as primeiras gravações apresentadas, e não que em algum momento eles foram fracos ou ruins, mas ganharam um poder de síntese que funciona até para o silêncio entre um verso e outro. Em dez faixas e em 45 minutos, apresentam uma banda madura e inteligentíssima, explorando uma atmosfera "montanhosa" e fria, que poderia soar estranho para o cenário Brasília mas que, ao ouvida, preenche o cérebro e o coração com uma melancolia doce e agradável.

E aí, meu amigo, não se trata de Post-Rock, de Radiohead ou de música que se toca em rádio. Se trata de música qualidade e, com o melhor álbum nacional do ano até agora, não deveria haver dúvida que gerasse discussão sobre qualidade de música produzida em nosso país. Deveria, sim, dar margem para exaltação de coisas que realmente valem a pena e que não cheiram a lixo nem no mais sujo bar em que possam estar tocando, pois talvez não haja espaço (ainda) para bandas como essa, que merecem muito mais do que tem, mas o que não falta é capacidade.

Disco Alto - Sierra Nevada (2009)
Disco Alto - Sierra Nevada (2009)
01 - Entretanto
02 - Antigo Testamento
03 - Circo 66
04 - Micropolo
05 - Grand Prix
06 - Meus Amigos
07 - Lumen/Talbot
08 - Silêncio
09 - Quinta
10 - Toronto
DownloadMySpace
Separador

3 comentários:

Anônimo disse...

Incrível!

:)

[ Alison do Vale ] disse...

caramba, que coisa mais bonita. =D

josé disse...

boa pra caralho essa banda