terça-feira, 28 de abril de 2009

Broken Records - Until The Earth Begins To Part (2009)

Broken Records

O completo inverso de quatro garotos, suas guitarras e sua garagem, montando uma banda na adolescência, sonhando em um dia ser rockstar, mas fazendo um som nada pretencioso, é uma banda com 7 integrantes, seus pianos, violoncelos, violinos, bandolins, trompetes, xilofone, num super estúdio e a vontade de fazer o som mais impressionante e inteligente que se pode ouvir. E não é o caso de ser melhor ou pior, mas é que o Broken Records preenche exatamente a segunda vaga, e matam aquela vontade de impressionar como gente grande, realmente.


Os sete rapazes escoceses já deixam claro à primeira audição que são filhotes de Arcade Fire, Polyphonic Spree, Beirut, Decemberists e outros dessa linhagem. Mas apresentam isso muito mais pelo formato e proposta do que pelo som final, pois a grande diferença do Broken Records é uma pegada mais pop que eles possuem e um vocalista com timbre de cantor pop (lembrando Jarrod Gorbel do Honorary Title, em alguns momentos) mas, não se engane, a banda não foi feita para FM's. Ela ainda aposta em estruturas mais complexas e arranjos barrocos, não muito apropriados para as rádios populares. Mas isso é um pouco óbvio demais.

O que não é nada óbvio são as canções do septeto, que apostam em melodias elaboradas e arranjos extraordinários, que extrapolam, sem dúvida, o universo pop e suas limitações. Em alguns momentos, o baixo pesado, os violinos que berram e os gritos viscerais de Jamie, te colocam sob uma atmosfera de tensão incrível. Ao mesmo tempo, violinos harmoniosos, pianos e xilofones, são capazes de inserir a calma dentro de você. E é essa capacidade de trabalhar tão bem as sensações que destaca a banda e a coloca ao lado de outras tão competentes.

A primeira faixa do álbum talvez seja uma das mais pretenciosas primeiras músicas em álbuns de estreia que já se ouviu. E sua pretensão é equivalente a sua beleza. Beleza essa que representa e apresenta muito bem o Broken Records, não deixando dúvidas que, por vezes, a pretensão que resulta num trabalho bem feito é tão digna quanto 4 garotos em sua garagem com seus sonhos.

Broken Records - Until The Earth Begins To Part (2009)
Broken Records - Until The Earth Begins To Part (2009)
01 - Nearly Home
02 - If The News Makes You Sad, Don't Watch it
03 - Until The Earth Beings To Part
04 - A Promise
05 - Thoughts On A Picture (In A Paper, January 2009)
06 - If Eilert Loevborg Wrote A Song, It Would Sound Like This
07 - Wolves
08 - Ghosts
09 - A Good Reason
10 - Slow Parade
DownloadMySpace
Separador

2 comentários:

[ Alison do Vale ] disse...

Mano!!! Som bom do caramba hein!?
Chique.
E sempre esqueço de dizer: esse lance do sharebe é bem bacana não?
=]

___________

PS.: o favicon nada né? ¬¬

Harisson disse...

soa como Arcade Fire.