quinta-feira, 16 de abril de 2009

The Broken West

The Broken West

Para o Broken West, é como se a música fosse apenas os anos 60, 70 e 80 somado ao Wilco e Teenage Fanclub. Isso quer dizer que são sucintos e pop como nunca. Isso também quer dizer que as músicas são deliciosas. E isso é um aviso pra você não deixar de ouvir.


Formado em 2004, em Los Angeles, o The Broken West lançou seu primeiro EP em 2005, ainda sob o nome de The Brokedown, nome esse que perdeu na justiça para uma banda de Chicago. Seu primeiro álbum veio apenas dois anos depois, intitulado "I Can't Go On, I'll Go On", seu debute era uma clara representação do que eram as verdadeiras influências da banda. Canções eficazes e redondas, pendendo ao country e ao folk mas com formato power-pop. Com uma música numa famosa série de TV, ganharam uma certa atenção e visibilidade. Mas esse meio de bandas com canções em trilhas-sonoras para seriados não é nenhum chão muito firme para uma banda. Sendo assim, eles conseguiriam um espaço entre blogs e sites de música, mas nada muito relevante.

Com o lançamento de seu segundo álbum no ano passado (Now or Heaven), o quinteto apresentou uma sonoridade diferente, que parecia ser uma continuidade da última canção do primeiro disco. Menos "básico" em algumas canções, o BW ainda abusou de arranjos elaborados com simplicidade e riqueza, mas não foi tão prático como em sua primeira prova. Isso não foi um ponto negativo, as experimentações são válidas e ricas, e surgiram bons hits que se dariam bem em FM's. Grandes e interessantes canções. O timbre Ross Flournoy também foi apurado e, aquela voz que lembrava Jeff Tweedy no primeiro disco, começou a soar mais como Bono Vox, só que sem a pretensão de ser o maior vocalista do mundo.

E é essa falta de pretensão (ao menos aquela exagerada) que parece guiar o The Broken West. Experimentando aos poucos, indo em passos lentos e trabalhando em canções até que elas pareçam perfeitas, a banda cresce. Com dois discos mais que competentes, ainda fica a dúvida se eles servirão como referência para os anos 00 ou, se algum dia, serão influência para alguém. Provavelmente não mas, não ser totalmente original e nem reinventar a música, nunca soou tão interessante.

The Broken West - I Can't Go On, I'll Go On (2007)
The Broken West - I Can't Go On, I'll Go On (2007)
01 - On The Bubble
02 - So It Goes
03 - Down In The Valley
04 - Shiftee
05 - Brass Ring
06 - Big City
07 - You Can Build An Island
08 - Hale Sunrise
09 - Abigail
10 - Slow
11 - Baby On My Arm
12 - Like A Light
DownloadMySpace

The Broken West - Now Or Heaven (2008)
The Broken West - Now Or Heaven (2008)
01 - Gwen, Now And Then
02 - Auctioneer
03 - Elm City
04 - Ambuscade
05 - Perfect Games
06 - House Of Lies
07 - The Smartest Man Alive
08 - Got It Bad
09 - Terror For Two
10 - Embassy Row
DownloadMySpace
Separador

Nenhum comentário: