quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sonic Youth - The Eternal (2009)

Sonic Youth

O Sonic Youth continua fazendo barulho na música, mas digo no universo musical de forma geral, não só em suas canções. Lançando o "The Eternal" pela Matador, eles voltam a um selo independente, depois de anos pela Geffen, do grupo Universal. E aquele que era pra ser lançado somente em junho desse ano, acaba vazando agora (mesmo que seja uma versão webrip, já é muito para quem esperava como louco).

Só que esse "vazamento" está deixando a Web Sheriff louca da vida, correndo atrás de blogs, fóruns e outros, e tirando tudo do ar, tudo com o discurso de "proteção dos direitos". Fico imaginando o que Thurston Moore pensa nesse momento, já que ele é, basicamente, o responsável pela criação do universo alternativo do rock. Ele que já deve ter copiado vários discos em fitas cassete e dado aos amigos. Pois é, Thurston, a internet é quase isso aí, e você sabe melhor do que eu. Então, pode continuar na sua, tranquilo, pois aquilo que está rodando por aí é mais uma grande obra sua, digna de uma das bandas mais importantes bandas de rock de todos os tempos.


Falar de um álbum do Sonic Youth, é algo que eu gostaria de dispensar. Pois os nova-iorquinos sempre transcenderam o conceito "música" e apostaram na arte como ferramenta de trabalho, não se limitando apenas a fazer músicas, mas a criar universos que abraçassem tudo aquilo que eles precisavam dizer. E, consequentemente, se tornaram a banda mais importante pro cenário alternativo do rock e, assim, uma das bandas mais importantes da história da música.

Nenhuma outra banda soube explorar tão bem as guitarras e suas (i)limitações. Só que o que você espera de uma banda com 30 anos de carreira? Quais bandas conseguem ou conseguiram sobreviver todo este tempo e ainda produzir coisas realmente relevantes? Poucas ou quase nenhuma. O Sonic Youth só amadureceu com o tempo, e não amadureceu para acabar com aquelas proezas que realizavam, mas sim para torná-las cada vez mais coesas e inteligentes. Explorar toda aquela juventude que exalava e transformá-la em arranjos mais elaborados e dar, ainda mais, potencial às canções.

Ainda assim, acabo por não falar do álbum. Realmente é complicado. Se em "Rather Ripped" o SY mostrava sua face mais coesa e madura, agora eles resgatam um pouco daquela postura intimidadora e voltam com outro grande álbum. E parece que o passar dos anos só auxilia a banda, não é possível enxergar preguiça ou comodismo nas canções. É a vontade somada à inteligência e experiência que toma, cada vez mais, a frente das composições. Isso quer dizer que sobra energia, guitarras e toda força que o Sonic Youth sempre apresentou, mas também diz muito sobre como você nunca vai se acostumar ao som da banda, e que sempre te sobrará motivos para querer entendê-la mais. E isso, é mérito de poucos.

Sonic Youth - The Eternal (2009)
Sonic Youth - The Eternal (2009)
01 - Sacred Trickster
02 - Anti-Orgasm
03 - Leaky Lifeboat (For Gregory Corso)
04 - Antenna
05 - What We Know
06 - Calming The Snake
07 - Poison Arrow
08 - Malibu Gas Station
09 - Thunderclap (For Bobby Pyn)
10 - No Way
11 - Walkin Blue
12 - Massage The History
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

6 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/d9da9692

DEADLY GROCERIES disse...

Dia!!! =D

Peguei o link ontem tão logo vc o postou no Twitter...
Ouvindo agora...
O bom e velho SY em excelente forma.
Cara! Impressionante uma bando com quase a minha idade soar tão contemporânea, vc não acha?
Adoooooooooooooooro!!!

Ah! Vou te linkar no meu multiply. Teu blog é uma fonte muito boa de petardos musicais!!! =D

Beijoooo

Deb´s.

DEADLY GROCERIES disse...

Linkado já.
Se quiser conferir:
http://deadlygroceries.multiply.com/links/item/35/PopMata

Inté!!!

=D

Henrique disse...

É realmente impressionante o que o Sonic Youth faz até hoje. The Eternal é um álbum excelente, e sei que ainda tenho que ouvi-lo muito para perceber isso de verdade.

Franco JR disse...

Thunderclap, já é a minha predileta! o album é sensacional, a mudança de gravadora fez muito bem aos "garotos (a)" do S.Y, achei o album uma mistura do Experimental JEt SEt com o goo! ou seja: bem rock mesmo, sem tantas "viagens"!

hue disse...

infelizmente, todos os links (e todos os servidores), tudo deletado! :( quero muito esse álbum!