quarta-feira, 27 de maio de 2009

Floating Action - Floating Action (2009)

Floating Action

Não é necessário ir tão longe para fazer a diferença na música pop atual. Nem falo de mudanças radicais, mas de inserir algumas novas propostas resgatando estilos adormecidos ou pouco trabalhados ultimamente. Recentemente, quem fez isso muito bem e se assemelha à banda do post é o Little Joy e o Vampire Weekend, que apostaram em uma pegada com influências de Reggae e uma produção com pé no Dub. Claro, ainda fazendo rock, porém utilizando da tão gasta influência africana de forma competente, não deixando margem para sensações de cópia ou de trabalho mal-acabado.

Você pode me dizer:
- Isso não é novidade alguma! Quantas bandas já abusaram dessa influência?

Sim, diversas. Passando de Clash ao Blur ao Babyshambles, e muitas outras. Então, como é possível ainda aproveitar de tais resquícios desse estilo e soar original (ou ao menos bem interessante)?

O Floating Action parece saber como.


Seth Kauffman é o líder da banda americana Floating Action, que acaba de lançar o seu debute. Kauffman já havia lançado um trabalho solo e, esse novo projeto, acaba por ser bem similar, já que toda gravação foi feita por ele, além da produção. Tudo isso em um estúdio na sua própria casa e, esse detalhe, auxiliou bastante no resultado final do álbum. A produção lo-fi, enriquece muito a atmosfera, trazendo um ar vintage e colaborando com a proposta. Mas, nem de longe, a qualidade sonora do álbum é ruim. Todos instrumentos têm o peso certo e são perceptíveis em diversas camadas. Os vocais são perfeitamente encaixados e confortáveis, assim como os coros femininos. A pegada sessentista e os climas criados são perfeitos. O disco funciona como uma viagem nada psicodélica, porém muito curiosa.

Ouvir o álbum do início ao fim é como ser transportado no tempo ou ser carregado para um dia ensolarado na praia, ainda que os temas não sejam tão alegres assim, não falta diversão e calmaria. A mistura de influências da música Country americana com o Reggae em sua versão mais Dub, formam uma personalidade muito rica para a banda. O Floating Action chegou preparado para fazer a diferença, ainda que não tenha vindo pra mudar a forma de se fazer música.

E é nesse aspecto que a banda ganha muitos pontos: Seth Kauffman se mostra um especialista em trabalhar com influências tão desgastadas de maneira ainda nova. E, por mais que a sonoridade seja "antiga", ouvir a banda americana é como ouvir algo novo. Pois é isso que é. O Floating Action é uma nova banda, cheia de fôlego e coragem para criar e fazer diferença na música atual. Ainda que a diferença não seja tanta e que o apelo das músicas não sejam tão pop, as canções tem um sabor sem fim e te levarão longe. Longe o suficiente para seus headphones não alcançarem sua cabeça, e você ser obrigado a ouvir com o coração.

Floating Action - Floating Action (2009)
Floating Action - Floating Action (2009)
01 - 50 Lashes
02 - Marie Claire
03 - To Connect
04 - Unrobbed
05 - Edge Of The World
06 - So Vapor
07 - Don't Stop Loving Me Now
08 - Cinder Cone
09 - Cinder Cone (Part II)
10 - Dying Punch
11 - Could You Save Me
12 - Say Goodbye
13 - Tide Of Green
14 - Pills To Grind
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

2 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/f632a349

Rafael Carvalho disse...

esse som embala fim de tarde