segunda-feira, 11 de maio de 2009

Great Bloomers - Speak Of Trouble (2009)

Great Bloomers

Por vezes, o Canadá nem se parece tanto América. Digo no âmbito musical, claro. Há, em diversos músicos canadenses, toda uma forma e uma percepção única para se fazer música, que é de fascínio absoluto. A lista é longa e, na maior parte das vezes, a origem é facilmente reconhecível. Mas há também um calor no resto da América, que por vezes se ausenta nas composições destes mesmos compositores. Por um lado, a frieza auxilia para conceitos mais amplos, mas como seriam as canções canadenses com um pouco do calor "americano"? Seria o Great Bloomers.


O quinteto canadense não aposta exatamente em "folk-rock", aposta em boas melodias. Melodias que já receberam comparações até a Brian Wilson, e não é por menos. A facilidade com que a banda trabalha com altos e baixos em suas músicas, alternando ritmo e andamento, e apostando em belos clímax, é admirável. Todo o arranjo e timbre vocal funcionam em perfeita sincronia. Baseado em belos momentos de piano, as canções fluem com uma beleza única: são de fácil compreensão e são completas.

A atmosfera não é de novidade, as músicas funcionam mais como um resgate de boas influências, porém não há nada vintage por aqui. Há influências muito fortes de Beach Boys, The Band, Tom Petty e, o não tão antigo, Wilco. Mas o Great Bloomers não soa como cópia de nenhum destes, até porque, no caso, cópias soariam baratas para a grandeza de tais artistas. Os canadenses soam como uma boa novidade através do frescor de suas canções, mas a maturidade da banda não a deixa ser apenas mais uma novidade. A banda, com sua originalidade, tem preparo para âmbitos maiores.

Em seu álbum de estreia, Great Bloomers se mostra mais do que capaz e mostra uma visão pop de longo alcance. Torço para que o universo hype não atrapalhe os canadenses de terem mais visibilidade. Torço para que, músicas como essas, sempre cheguem aos meus ouvidos. E aos teus. Pois o Canadá, agora, é mais América. Mais ainda.

Great Bloomers - Speak Of Trouble (2009)
Great Bloomers - Speak Of Trouble (2009)
01 - Lobbyist
02 - The Young Ones Slept
03 - Honey Blanket
04 - Daylight
05 - This Ain't You
06 - Speak Of Trouble
07 - Admit Defeat
08 - Fever Days
09 - Last Of My Faith
10 - Dark Horse
11 - Thorn In My Side
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

4 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/da3866cd

[ Alison do Vale ] disse...

Os nórdicos fazem canções frias, como eles...
Os canadenses são mais espertos e compõem músicas que "aquecem" =]

bem legal.
obrigado.

Fabiola disse...

queria deixar uma sugestão para o blog escutem o som desta banda - www.instiga.com ...da pra baixar a discografia.
Acho que vão gostar
beijo!

thais. disse...

Baixando!