terça-feira, 2 de junho de 2009

Lestics - Hoje (2009)

Lestics

O ano de 2007 foi realmente interessante para o rock nacional. Álbuns bem legais foram lançados, dentre eles a estreia do Vanguart, do Pública, do Ecos Falsos e do The Feitos. Teve também aquelas bandas que passavam pelo suposto teste do segundo disco, o Superguidis, lançando seu melhor álbum (e um dos melhores do rock recente), e o Ludov, mostrando maturidade e lindas canções. O Violins lançava um álbum que mudaria a concepção de bons letristas e que daria um tapa na cara de muita gente. Havia ainda o Cachorro Grande e o Autorama, como as bandas "grandes", tendo que mostrar e dar trabalho.

Porém, houve uma banda (ou duo, na época) que não lançou um ótimo álbum no ano. Lançou dois. E dois com força o suficiente para serem considerados os álbuns nacionais do ano, isoladamente. Teve quem achou isso, teve quem nem ouviu. E se você não ouviu, eles voltaram dois anos depois, agora como quinteto, para te chamar a atenção. Então, se liga. Lestics te mostra "Hoje" para que você saiba o que perdeu ontem (e para que não perca amanhã).


Engraçado ver como uma banda tão bacana e interessante não chegou aos ouvidos de todos. É claro que a quantidade de banda que pipoca cada vez mais (principalmente pela internet) nos dificulta a seleção e audição de todas. Porém, é uma contradição, já que esse acaba sendo o único meio de encontrar novas e boas novidades musicais. Então, devemos ficar atentos.

E foi ficando atento que tive contato com o som do Lestics, hoje quinteto paulistano, mas que já foi uma dupla. Dupla que era formada pelo, vocalista e compositor, Olavo Rocha e seu parceiro, o multi-instrumentista, Umberto Serpieri. Em 2008, a entrada de Marcelo, Felipe e Lirinha, completou o quinteto. É altamente perceptível a mudança no som do Lestics a partir de sua nova formação.

Sempre apostando em canções que misturam rock, folk e pop, com muita competência, o Lestics lança seu terceiro álbum, o terceiro com 9 faixas. Porém, algumas mudanças claras surgem nos arranjos (agora mais elaborados) e postura (a banda parece um pouco mais "séria"). Não que algum dia ela tenha sido explicitamente engraçada, mas a construção das letras, sempre de maneira muito inteligente, permitiam ironias e formatos mais descontraídos (como ainda é possível ouvir na faixa "Mania de organização"). Porém, agora Olavo parece, na maior parte, apostar numa outra proposta, e acerta mais uma vez. Temas diferenciados e cotidianos, com poesia rica é o que constrói as ótimas composições.

Apesar de qualquer mudança, o "antigo" Lestics ainda está aqui. Os vocais continuam agradáveis, a produção continua corretíssima, as melodias fáceis que se misturam com pequenas viagens e os arranjos com violões que remetem tanto à música norte-americana quanto à brasileira persistem. Com isso, eles formam uma unidade e uma identidade. Permitindo serem reconhecidos e adorados a uma primeira audição. E, caso seja essa sua primeira audição, não se sinta mal por não ter conhecido antes. O ano de 2007, com tanta coisa, talvez tenha te deixado perdido. O Lestics pode te ajudar com isso, pode te ajudar a se encontrar, em qualquer que seja seu caso.

Lestics - Hoje (2009)
Lestics - Hoje (2009)
01 - Plano de fuga
02 - Mania de organização
03 - Um bem, um mal
04 - Velho
05 - À espera de um fantasma
06 - Sem título Nº quatro
07 - Idéias originais
08 - Orgulho
09 - Leve
DownloadMySpace
Se quiser outra opção para baixar esse álbum, ou baixar os dois primeiros, vá ao site dos caras: lestics.com.br.
Separador

7 comentários:

Anônimo disse...

O LINK TÁ ERRADO, CARALHOOO!!

Iberê Borges disse...

Calma, amizade.
Tá ajustado. ;)

[ Alison do Vale ] disse...

usfuhashuf
o cara ficou puto!
XD

_______________

Lestics chuta bundas.
ficou bom esse disco hein?

Unknown disse...

Ainda ta errado,pelo menos eu ainda baixo Pullovers....alguém poderia colocar o link correto por favor!?

Brigadu!

Iberê Borges disse...

Ronaldo, o link não tá errado não.
O que pode ser é que tá rolando um "vírus" por aí que impede de abrir algumas URL's. Ooooou, tente inserir o www na frente.

Ou use um proxy. Tipo imblocked.org.

Vá por mim. ;)

Unknown disse...

pra quem tiver dando problema então, copia aqui e tudo certo.

http://sharebee.com/58632dc6

=D

Unknown disse...

Valew pelo link....

;]