sexta-feira, 5 de junho de 2009

The Mars Volta - Octahedron (2009)

The Mars Volta

Quando o cabeludo Omar Rodríguez-López falou que o Mars Volta viria com um álbum "acústico" (bem entre aspas mesmo) e mais pop, ele falava exatamente sobre "Octahedron", o quinto álbum da banda. Ele não mentia pra criar expectativas. Ok, o álbum nem é acústico tão pouco é pop. Mas esse é com certeza o mais próximo que os texanos já chegaram de um som de fácil compreensão, e o mais próximo que podem chegar, levando em conta a inquietude e identidade dos rapazes. Isso pode ser muito mal para alguns, principalmente para aqueles que acostumaram com um Mars Volta de veia mais visceral, mas pode ser ótimo, para aqueles que esperavam uma mudança radical no som da banda. Mas, acima de tudo, faz bem para a música (de modo geral e a de Cedric e Omar).

Porque era a hora do Mars Volta experimentar em novas áreas (ou pelo menos de uma nova maneira)? Simplesmente porque não dava para repetir a fórmula mais uma vez. Dificilmente, eles fariam um álbum ruim. Mesmo "The Bedlam in Goliath", seu último álbum que utilizava da mesma fórmula, não era ruim. Repetitivo, mas não ruim. Ruim para os padrões Mars Volta, talvez. Definitivamente não era ruim. Ponto final. Mas não era diferente, não se exaltava e não se destacava. Era apenas "mais um álbum do Mars Volta". E enquanto tanta gente se preocupava em taxá-los negativamente, ou colocá-los num grupo de "ou você ama ou você odeia", eles fizeram diferente. Fizeram música.

Ainda na linha progressiva/experimental/psicodélica e, por vezes, post-hardcore, o Mars Volta apresenta seu novo álbum, de nome estranho e capa bizarra, com 8 faixas e 50 minutos de duração. O que se pode ouvir e sentir é uma banda madura e, porque não dizer, mais calma. Mas não quieta, a inquietude ainda se faz presente. O que faz desse trabalho diferente é a aposta definitiva nas melodias, sempre belas (as mais bonitas já produzidas pela banda) e bem elaboradas. Os arranjos complexos, os instrumentistas excepcionais e a voz impecável de Cedric ainda estão lá, mas a forma como estes elementos foram trabalhados são novos para a banda.

Se você espera o mesmo Mars Volta de sempre, pode se decepcionar pela falta de "barulho". Agora, se você está preparado para uma banda que re-explorou sua essência e que não exitou em arriscar, respire fundo e prepare-se para imergir numa nova experiência. Durante longos minutos, como numa só música, você estará em contato direto com uma das melhores e mais capacitadas bandas que surgiu nos últimos anos, em um dos seus melhores e mais bem aproveitados momentos.

The Mars Volta - Octahedron (2009)
The Mars Volta - Octahedron (2009)
01 - Since We've Been Wrong
02 - Teflon
03 - Halo Of Nembutals
04 - With Twilight As My Guide
05 - Cotopaxi
06 - Desperate Graves
07 - Copernicus
08 - Luciforms
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

5 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/e1078d2e

Tiago disse...

AHH!

Lucas Lima disse...

AEE

Wenndell Amaral disse...

Dei uma escutada... Achei muito bom e bem interessante.

Wagner Bezerra disse...

que droga o link sumiu...=/