segunda-feira, 15 de junho de 2009

The Most Serene Republic - ...And the Ever Expanding Universe (2009)

The Most Serene Republic

Uma confusão sonora adorável. Essa foi a impressão ao ouvir "Underwater Cinematographer", debute do The Most Serene Republic em 2005. Foi assim que apresentei a outras pessoas. Aquelas faixas cheias de elementos sintetizados, pianos, guitarras, baixo e bateria tudo em perfeita harmonia, ou não. Não era bem a harmonia que faziam todas aquelas sonoridades formar canções tão adoráveis, era a intensidade de cada canção que dava a força para o conjunto canadense.

Quatro anos e um segundo álbum se passaram e o The Most Serene Republic volta com "...And the Ever Expanding Universe", terceiro álbum pelo selo Arts & Crafts. A intensidade ainda persiste e a juventude se faz novamente presente, após um mais maduro trabalho com "Population", segundo álbum sem tanta expressão.

Se era preciso uma prova maior do que sua estreia, para comprovar que o The Most Serene Republic é uma grande banda, está aqui todas as razões para se ouvir.


A comparação com o Broken Social Scene era inevitável. Primeiro pela sonoridade realmente se assemelhar a dos compatriotas, segundo por serem lançados pelo selo dos próprios, que até então só lançava trabalhos da banda e dos integrantes isoladamente. O The Most Serene Republic foi a primeira banda fora da "família" Broken Social Scene a lançar um álbum pela Arts & Craft, porém isso trouxe um fardo para eles carregarem (fardo não tão incomodo, cá entre nós). A mistura de BSS com Flaming Lips e uma vaga lembrança de Death Cab for Cutie, não foram poucos que definiram a banda com termos como estes, e não estavam totalmente enganados.

A mistura de influências e de elementos, a disposição para correr riscos e a força para criar canções potentes foi o que apresentou o The Most Serene Republic e é o que os traz de volta ao terceiro disco. O segundo disco, logicamente, não foi um álbum ruim. Para uma banda como esta é difícil "errar a mão", porém a maturidade buscada nas canções da banda tirou uma característica forte e importante na banda: a juventude. Apesar dos flertes com jazz, as canções pareciam organizadas demais e melódicas também.

Quando organização e melodia funcionam como características negativas, é sinal que alguma coisa está errada. Mas não está não. É brincando com erros, confundindo sons, entrelaçando vozes, camadas, batidas e andamentos que "...And the Ever Expanding Universe" traz o The Most Serene Republic de volta a boa forma. E se boa forma significa uma mescla de confusão e belas canções, os canadenses não poupam esforços e fazem uma verdadeira explosão sonora cheia de momentos agradáveis.

The Most Serene Republic - ...And the Ever Expanding Universe (2009)
The Most Serene Republic - ...And the Ever Expanding Universe (2009)
01 - Bubble Reputation
02 - Heavens To Purgatory
03 - Vessels Of A Donor Look
04 - Phi
05 - The Old Forever New Things
06 - All Of One Is The Other
07 - Patternicity
08 - Four Humours
09 - Catharsis Boo
10 - Don't Hold Back, Feel A Little Longer
11 - No One Likes A Nihilist
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

Um comentário:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/57eaf5cd