sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nervoso e Os Calmantes - Nervoso e Os Calmantes (2009)

Nervoso e Os Calmantes

Você espera abrir o PopMata e ler uma resenha em que eu fale mal de um álbum ou artista? Eu não espero ter que fazer isso. Dentre diversos álbuns que ouço num dia, tento selecionar aquele que acho bacana, relevante e interessante escrever. Essa é a pegada. Não pretendo vir até aqui pra apontar diretamente os pontos negativos nem pra criar polêmica. A intenção é indicar a desconhecidos o que indicaria aos amigos.

Então, se você realmente espera uma crítica mais ácida, aproveite. Esse é o post mais negativo que você provavelmente encontrará por aqui, e ele fala sobre "Nervoso e Os Calmantes".


Primeiramente, é um desafio gostar do álbum. É uma sequência de canções que pretende te cativar com uma mistura de Roberto Carlos e a Jovem Guarda, somados a uma sonoridade mais "recente não tão recente assim". É uma exploração de temas normalmente chamados de "brega" e a voz, que não é muito comum, de Nervoso não auxilia muito. Conseguir quebrar a barreira de diversos preconceitos e dar uma chance ao álbum, é um desafio para muitos, principalmente para aqueles que não tiveram contato com "Saudade das Minhas Lembranças", primeiro álbum do artista. Se você já gostava do cara, as chances, de gostar deste álbum, aumentam. Ajudou, comigo.

O álbum foi descer lá pela quarta audição. E por que o álbum mereceu tantas chances? Primeiramente, porque acredito veemente na qualidade do carioca, que já passou pelo Autoramas, Acabou la Tequila e Matanza como baterista; mas que se mostrou sua melhor faceta como compositor em sua estreia solo. Em segundo lugar, as influências de Jovem Guarda sempre me agradam. Acredito que essa seja a verdadeira sonoridade de um possível rock-nacional e que foi o máximo da originalidade em criação dentro do estilo genuinamente estadunidense. E em terceiro, porque as letras eram interessantes desde a primeira audição e porque não era convencional ou clichê, era um trabalho bem-feito inegável logo de cara.

Daí a gostar do álbum, foi um caminho longo. As canções são tão incomuns e tão populares, ao mesmo tempo, que causou uma certa confusão: "É uma piada ou esse cara tá falando sério?". Sim, não dá pra saber exatamente. Mas é música, não precisamos saber como veio, mas sim como chegou. E, quando foi se aconchegando ao meu gosto, soou muito interessante. Os temas não pareciam mais sugerir coisas tão absurdas e os órgãos, os coros e aqueles momentos em que Nervoso conversa com o ouvinte como um locutor de rádio, não incomodavam mais. A originalidade tomou a frente e, logo percebi que, o que tornava incomum era o que o tornava singular, e essa era a maior qualidade.

Obviamente, se você não está disposto a gostar, não vai mesmo. E esse é o máximo da "ofensa" que consigo fazer a este disco. Pra mim, ainda vale a pena continuar falando bem daquilo que acho que merece, pois fazer esse blog é uma diversão pessoal. Simplesmente não posto sobre aquilo que não acho bom o suficiente, não tenho a intensão de polemizar nada. Há diversos outros resenhistas por aí dispostos a falar mal de algo, e respeito e admiro diversos, mas a minha praia é outra. Mais uma vez, se você não está disposto a gostar, não vai mesmo. Agora, se está a fim, já sabe onde me encontrar e vou estar ouvindo Nervoso:

"Mas se você prefere andar com outro qualquer, saiba que eu também fico tranquilo".

Nervoso e Os Calmantes - Nervoso e Os Calmantes (2009)
Nervoso e Os Calmantes - Nervoso e Os Calmantes (2009)
01 - Antes
02 - Universo Vocacional
03 - Eu que não estou mais aqui
04 - Peça de tabuleiro
05 - Candidato a amigo
06 - Kit-homem
07 - O grande herói
08 - Um sonho de transatlântico
09 - Canção do vento
10 - A minha saudade
11 - Teimosia
12 - Uma simples questão
13 - Minha tranquilidade
14 - Bloco neguinho
15 - Despertar
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

16 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/1af3bbb7

Harrison disse...

Não escutei o album ainda, mas pelo que escutei do video acima, adorei.

[ Alison do Vale ] disse...

vou dar uma chance também.

PS.: escrevi e apaguei umas 4 vezes um trocadilho com a banda... XD
ahsfuhaf

Anônimo disse...

ahaha muito bem usado o trecho da música no final do post! ;)

gosto do blog, parabéns

[ Alison do Vale ] disse...

não tá na hora de uma resenha nova não? por favor. grato.

Christian Camilo disse...

haha
a citação no final esta ótima!
apesar da resenha estar ótima, a frase "Mas se você prefere andar com outro qualquer, saiba que eu também fico tranquilo", resume a sua visão bem.

Eu vi só o vídeo...nao gostei muito.

Wenndell Amaral disse...

maravilha.

Carlyson Oliveira disse...

wenndell???
shauhsuahusas
até por aqui!!!
Tô baixando o cd!
:D

Unknown disse...

uhummmm

nTroccoli disse...

Eu ví o clipe da música "O Percurso" deles e pulei do sofá: que som massa!!! Fazia tempo que queria ouvir algo que prestasse no cenário nacional. Corri pra saber mais e ví que a coisa era de 2004 e que muita água tinha rolado, mas como música não envelhece, arranhei o cd.

Particularmente acho que apesar do Nervoso ser um cara "rodado" está apenas começando, se descobrindo e ainda vem muita coisa boa por aí.

Esse CD é esquisito. Difícil de assimilar de primeira, mas a idéia é essa. O cara é original. Força no PERCURSO!

Recomendo começarem pelo "Saudade das Minhas Lembranças", aí fica fácil.

Boa audição a todos. Abraço!

Anônimo disse...

muito bom, mas como faço para fazer o download

Anônimo disse...

preciso de um calmante

Unknown disse...

Show !

Unknown disse...

insanoooo

ramos disse...

massa

Guiga disse...

Maravilhoso!