quarta-feira, 17 de junho de 2009

Regina Spektor - Far (2009)

Regina Spektor

Há naqueles filmes clichês da sessão da tarde uma garota "esquisita" e totalmente fora dos padrões do colégio que resolve fazer uma revolução na sua vida, trocando suas roupas, seus amigos e jogando fora todas aquelas coisas que dariam vergonha caso mostradas na frente todos. Daí tem aqueles momentos em que ela experimenta várias roupas e desfila em uma loja na frente do espelho do provador. Há também o momento da maquiagem e quando ela resolve mudar até o modo de andar (haja tropeção). Ela vai fazendo cada uma das coisas necessárias para mudar toda sua forma de ser e, isso tudo, passa em uma cena compacta com os melhores momentos que servem pra arrancar sorrisos teus.

Essa fase de transação foi para Regina Spektor o álbum "Begin to Hope", álbum de 2006, e o seu novo álbum, "Far", seria o momento de glória, onde ela percebe que ser realizada vai além de ser somente popular e similar aos outros. É aquele momento em que ela consegue ser ela mesma e ser compreendida e adorada por todos.

E é aí que as lágrimas rolam e os sorrisos aparecem (ao mesmo tempo).


"Far" é o conjunto de canções de uma artista que se esforçou para se encaixar num universo pop e que soube adaptar suas carecterísticas para o mesmo. Se o lançamento de 2006 de Regina Spektor era a coleção mais pop da cantora, também foi o momento em que ela mais dispôs a se desfigurar. Sem dúvida é um grande álbum também, a "desfiguração" não foi negativa e gerou ótimos resultados, desde convite para música tema de filme da Disney a inserção em trilha sonora de novela das 8; mas a essência mais excêntrica da russa-estadunidense não se fazia tão presente.

Em seu novo trabalho, Regina Spektor se encontra novamente com certas tendências aplicadas em seus primeiros álbuns, mas foi talentosa para lapidá-los o suficiente para se tornarem totalmente agradáveis e palatáveis. A produção do álbum também não deixa por menos, e não poupa esforços para fazer um grande álbum pop. Essa, sem dúvida, é a cartada final para a artista se inserir no universo mainstream mas, ao mesmo tempo, não abandonar ao mundinho indie. Há baladas, canções pegajosas e momentos realmente grandiosos.

Não faltava um álbum para Regina Spektor se afirmar para a crítica mas, se faltava para o público, "Far" é o disco. Ele pode funcionar mais do que canção de novela, mais do que música tema para filmes infanto-juvenis e pode te divertir muito mais do que um filme de sessão da tarde e ser inteligente, ao mesmo tempo. Pode ser trilha-sonora para ótimos dias e soar como um final feliz, mesmo que o fim ainda não tenha chegado. Felizmente.

Regina Spektor - Far (2009)
Regina Spektor - Far (2009)
01 - The Calculation
02 - Eet
03 - Blue Lips
04 - Folding Chair
05 - Machine
06 - Laughing With
07 - Human of the Year
08 - Two Birds
09 - Dance Anthem Of The 80's
10 - Genius Next Door
11 - The Wallet
12 - One More Time With Feeling
13 - Man Of a Thousand Faces
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

9 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/f45c843f

Subsenso disse...

Cadê Nervoso? E onde foi parar Os Calmantes?

Unknown disse...

Quem escreveu sobre a Regina Spektor parece que nao conhece la. Falou muito besteira.

Unknown disse...

Adorei o blog! E realmente chegou o momento da Regina Spektor .

Christina disse...

Eu prefiro os álbuns anteriores , bem como os demos de algumas músicas do Far. Para mim, bem melhor a Regina antes, sem muita produção.

Anônimo disse...

excelente

Anônimo disse...

eeeee......

Anisa disse...

Cool!

Jady Santos disse...

Amo Regina Spektor