segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Throw Me The Statue - Creaturesque (2009)

Throw Me The Statue

Dizer que certa banda faz "indie-pop", certas vezes, significa que ela não é nem indie (no sentido original da palavra, sendo pelo menos de um selo independente) e nem pop (palavra esta que é tão abrangente quando incompreensiva). Mesmo assim, eu sou uma das pessoas que adora este rótulo, até porque fica complicado classificar certas bandas e sonoridades.

O que faz o The Shins? Indie-pop. O que faz o Belle and Sebastian? Indie-pop.

O que faz o Throw Me The Statue? Indie-pop. E dos bons.


Tão abrangente quanto adorável, o indie-pop se assemelha muito ao Throw Me The Statue, quarteto de Seattle que acaba de lançar seu segundo álbum, o "Creaturesque". Se de início, a banda era apenas o projeto que Scott Reitherman tinha criado para lançar suas músicas, que gerou "Moonbeams", o primeiro álbum de 2007, foi se firmando realmente como um conjunto que os americanos conseguiram o triunfo do novo álbum.

Há quem diga que o charme da produção mais precária da estreia se perdeu em "Creaturesque", mas foi deixando o ligeiro "amadorismo" de lado que foi possível enxergar melhor ainda o valor do Throw Me The Statue. Doces melodias entram por seus ouvidos e alegram o seu cérebro, as sonoridades de fácil e saborosa compreensão são ótimas, e boa produção exalta tudo isso na maneira exata. Dizer que o álbum funciona muito bem pra que já completou sua segunda década e mais alguns aninhos não é muito original, mas é muito real (funcionou muito bem para os meus 23 anos). Isso porque é a realidade dos integrantes, é sobre isso que falam e sob essa necessidade que compõem.

É nessa falta de limitação que o Throw Me The Statue te conquista. É de não ter obrigações ao que seguir, de ter vontades próprias para criar e de ter independência para fazer aquilo que mais quer e tornar tão interessante cada detalhe. E é aí que você os classifica como indie-pop, para que fique mais fácil de explicar aquilo que para você é inexplicável, já que se trata de sensações e sentimentos, o tipo de coisa que só recebe nome para que você possa contar aos outros que conhece... E você vai querer contar a todos sobre o Throw Me The Statue, vai por mim.

Throw Me The Statue - Creaturesque (2009)
Throw Me The Statue - Creaturesque (2009)
01 - Waving At The Shore
02 - Pistols
03 - Tag
04 - Ancestors
05 - Noises
06 - Snowshoes
07 - Dizzy From The Fall
08 - Cannibal Rays
09 - Hi-Fi Goon
10 - Baby, You're Bored
11 - Shade For A Shadow
12 - The Outer Folds
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

5 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/6c965aa3

Anônimo disse...

Pode crê Seu PopMata, boa banda mesmo.

Rogerio Teixeira disse...

Que som massa... Valeu POPMATA, quando se pensava que nada mais surgiria em 2009, vivendo, aprendendo e ouvindo

Anônimo disse...

achei bem fraquinho esse creaturesque, especialmente depois do purpleface... podiam tentar alguma coisa nova, mas quiseram se garantir com o mais do mesmo...

L disse...

Un mil gracias - many thanks. I am eager to hear this record.