quinta-feira, 3 de setembro de 2009

The Cribs - Ignore the Ignorant (2009)

The Cribs

Ao ouvir a prévia do novo álbum do The Cribs, "Ignore The Ignorant", mesmo em baixa qualidade e cheia de problemas, já era possível perceber que este seria o álbum da banda com mais qualidade e com menos problemas. Mais qualidade nas composições, nos riffs (já que se trata de uma banda baseada em guitarras), nas melodias e o mais criativo também. Menos problemas de falta de originalidade ou de criação de músicas que se limitam a serem divertidas, como acontecia nos álbuns que antecedem a este.

Agora, que é possível ter uma versão com mais qualidade no seu player, é possível também enxergar três pontos bem claros no porquê este é o melhor álbum dos irmãos de Yorkshire: Criatividade, diversão e maturidade. E esses três pontos podem ser resumidos em apenas um nome: Johnny Marr.


Johnny Marr, como todos sabem, era o guitarrista e principal parceiro de composições de Morrissey no The Smiths que, pra mim, foi uma das principais bandas já criadas para a história do novo rock. Porém, como todos devem saber também, Marr não parou. Já trabalhou com Pretenders, The The, Electronic (projeto dele e Bernard Sumner, do New Order) e, mais recentemente, Modest Mouse. Mas foi durante o ano passado, quando ingressou numa turnê com o The Cribs, que escolheu sua nova-nova banda e, assim, passou a ser, oficialmente, um integrante da banda que, até então, era composta apenas por irmãos. E esse novo integrante que, praticamente, se mudava para a casa da família Jarman, chegou disposto a mudar todos os móveis de lugar e fazer uma nova decoração para deixar os visitantes mais satisfeitos (e conseguiu).

O novo The Cribs ainda traz canções baseadas em guitarras, e ainda são os riffs pegajosos e as letras espertas que fazem a banda se destacar. Mas ela consegue ir além disso. As guitarras são ainda mais criativas. As melodias não se satisfazem mais em ser apenas dançantes, elas já criam momentos mais interessantes e apresentam uma nova característica atraente na banda. Canções como "Save Your Secrets" e "We Share The Same Skies" judiam dos seus sentimentos. "City Of Bugs", uma criação linda que os colocaria como verdadeiros filhos do Sonic Youth (ou irmão, no caso de Marr), engrandecem o disco. A ótima "Cheat On Me" funciona como o maior hit do álbum, e ainda dá margem para "We Were Aborted" e "Emasculate Me" se destacarem.

Quando uma banda lança o melhor álbum de sua carreira, é sempre motivo pra você estufar o peito e dizer cheio de orgulho: eu adoro essa banda. Porém, quando se torna duvidoso o mérito disto, você se contém um pouco. Seria, realmente, somente Johnny Marr o responsável por toda evolução da banda e da obra? Como aconteceu no último álbum, "Men's Needs, Women's Needs, Whatever", quando Alex Kapranos era produtor, e acabou levando todo louro da vitória, a dúvida persiste. The Cribs, realmente, não tem perfil de uma grande banda ou, ao menos, não tinha até então. Teriam os irmãos Jarman acordado para calar a minha boca? Ou realmente foi Marr o responsável por mais um calar de boca generalizado?

Independente do merecedor, quem ganha o prêmio, somos nós.

The Cribs - Ignore the Ignorant (2009)
The Cribs - Ignore the Ignorant (2009)
01 - We Were Aborted
02 - Cheat on Me
03 - We Share the Same Skies
04 - City of Bugs
05 - Hari Kari
06 - Last Year's Snow
07 - Emasculate Me
08 - Ignore the Ignorant
09 - Save Your Secrets
10 - Nothing
11 - Victim of Mass Production
12 - Stick to Yr Guns
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

7 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/8464e917

Unknown disse...

sssss showw no rock

Natalia disse...

links inválidos.
poderiam postar novamente?

Henrique disse...

Pior álbum do Cribs sem dúvida... os dois primeiros batem esses dois últimos sem nenhum esforço, literalmente.

Alex Correa disse...

Literalmente? hahaha

Iberê Borges disse...

Hahahha!
Usando "literalmente" como não se deve.

Lição nº 1.

Anônimo disse...

cool