segunda-feira, 2 de março de 2009

The Format - Dog Problems (2006) / Hey Rosetta! - Into Your Lungs (2008) / Steel Train - Trampoline (2007)

The Format / Hey Rosetta! / Steel Train

Muito se fala de uma possível síndrome do segundo álbum, ou do grande desafio que seria fazer um segundo disco realmente competente. Dizem que isso é uma tarefa quase impossível para uma banda que lançou um primeiro disco tão aclamado. E, quase sempre, caem em cima do trabalho seguinte a um grande hype e, muitas vezes, injustamente (vide Strokes, Bloc Party, Fratellis, Jet e outros). Parece sempre ter alguém, escondido atrás de um muro, esperando que uma banda passe do seu primeiro disco para que, pimba, lhe jogue um tomate. Convenhamos que fazer isso, além de clichê, é algo muito fácil. Difícil é falar daquelas bandas que fizeram um segundo álbum fantástico, que mostraram uma evolução impressionante. E não são poucas, mas quem se interessa em falar? Falarei de três.


A dupla americana The Format lançou, em 2006, o seu segundo disco, "Dog Problems". Ele não só passaria no teste do segundo álbum, como seria o disco mais bacana do ano. Uma sequência das melhores canções pop estavam num álbum tão bonito quanto divertido, tão interessante e bem feito. Nem de perto se parecia com aquele primeiro álbum da banda, que não passava de um álbum divertido.

Estava pronta a banda mais legal da década 00 mas, infelizmente, surgia também um hiato e a banda não existiria mais (por tempo indeterminado). Uma pena.


Os canadenses do Hey Rosetta! fizeram sua estréia num álbum interessante, mas bem morno. Talvez estivessem com planos para a obra-prima que seria o "Into Your Lungs (and around in your heart and on through your blood)", seu segundo álbum, lançado em 2008.

Com músicas de arranjos interessantíssimos, fizeram um dos mais competentes álbuns do ano passado, sem dúvida. Muito pouco se falou dele, e ele nem figurou as famigeradas listas de melhores do ano, mas basta ouvir para se apaixonar.

A banda deixa claro que sempre tem muito a melhorar e prova que a música pop pode ir bem mais longe do que já foi, pois nada vai contra seus ouvidos. São climas lindos, com um vocal espetacular e melodias encantadoras. A síndrome, aqui, não deixa nenhuma mancha.


Os rapazes de Nova Jersey realmente impressionaram. Depois de um álbum cheio de incertezas, com muito folk, música latina (que às vezes lembrava Santana) e pouco caminho definido, o Steel Train lançou o "Trampoline" em 2007 e realmente o salto foi gigante, realmente parecia um salto em um trampolim. Álbum grandioso, cheio de pontos altos e construções muito inteligentes. Arranjos lindos, dignos de espetáculos em estádios. Músicas que crescem, explodem e geram sorrisos involuntários, danças involuntárias.

Ótimo para qualquer momento. Se encaixa no seu player para ouvir no seu quarto, ou para ouvir durante uma viagem. Ótimo para ouvir, basicamente, e sentir bons momentos.

Claro, nem o Steel Train, nem o Hey Rosetta! e tampouco o The Format, chegaram ao seu terceiro álbum ainda. Será que estaríamos tratando de casos de síndrome do terceiro disco? Pouco importa. Temos três maravilhosas obras na mão, a contribuição já está feita. E é isso que realmente importa dizer.

The Format - Dog Problems (2006)
The Format - Dog Problems (2006)
01 - Matches
02 - I'm Actual
03 - Time Bomb
04 - She Doesn't Get It
05 - Pick Me Up
06 - Dog Problems
07 - Oceans
08 - Dead End
09 - Snails
10 - The Compromise
11 - Inches And Failing
12 - If Work Permits
DownloadMySpace

Hey Rosetta! - Into Your Lungs (and around in your heart and on through your blood) (2008)
Hey Rosetta! - Into Your Lungs (and around in your heart and on through your blood) (2008)
01 - New Goodbye
02 - I've Been Asleep For a Long, Long Time
03 - There's an Arc
04 - Handshake the Gangster
05 - Open Arms
06 - Black Heart
07 - Red Heart
08 - We Made a Pact
09 - Tired Eyes
10 - Holy Shit (What a Relief)
11 - A Thousand Suns
12 - Psalm
DownloadMySpace

Steel Train - Trampoline (2007)
Steel Train - Trampoline (2007)
01 - I Feel Weird
02 - Black Eye
03 - Kill Monsters In The Rain
04 - Dakota
05 - Alone On the Sea
06 - Firecracker
07 - A Magazine
08 - Diamonds In the Sky
09 - Leave You Traveling
10 - I've Let You Go
11 - School Is For Losers
12 - Women I Belong To
DownloadMySpace
Separador

2 comentários:

[ Alison do Vale ] disse...

O.O
Esse post é um golpe pro coração e pros ouvidos! =P
Sou suspeito pra falar dos 2 primeiros. Suspeitíssimo. São [sem exagero] 2 dos melhores discos que já ouvi. Vou até baixar o do Steel Train pra prestigiar. ^.^

Anônimo disse...

Enjoy..rs
Gostei muito, alias, so tneho a agradecer por estar baixando e descobrindo um novo universo musical, na verdade nunc ame liguei neste cenario e etc, mas confesso que me surpreendo cada vez mais que baixo e ouço aqui.
Valeu!!