quarta-feira, 4 de março de 2009

Iran - Dissolver (2009)

Iran

"A um passo do pop". Assim talvez pudesse ser descrito o novo álbum do Iran, mas não creio que essa já tenha sido a intenção dessa banda formada no Brooklyn e que tem, como um de seus integrantes, Kyp Malone (guitarrista do Tv On The Radio).


Um passo muito grande, para fugir do experimentalismo, já foi dado. Comparado aos dois primeiros álbuns da banda, esse disco parece FM. Os arranjos são realmente bonitos e o ar lo-fi, que normalmente distancia uma música da aceitação do público menos paciente, aqui funciona como uma atmosfera que adiciona mais emoção às canções. A melancolia não é suja, é sincera.

Claro, não é um disco fácil. Talvez não te pegue de jeito logo na primeira vez. Pra mim, funcionou. Mas talvez, você tenha que testar algumas vezes e ser atencioso. Não se espante com algumas experimentações durante os 43 minutos, isso é o que tem guiado a banda até agora. Mas algo está mudando.

Se Kyp Malone realmente pode ver o futuro, como diz a faixa de abertura do álbum? Não tenho dúvida. Pelo que tem apresentado com o TVOTR e o que apresentou com o Iran, ele já finca o pé no hall dos músicos mais interessantes destes e dos próximos anos. E Malone chegou no futuro antes dos outros (sabendo disso, talvez você compreenda com mais facilidade a obra que é Dissolver).

Iran - Dissolver (2009)
Iran - Dissolver (2009)
01 - I Can See the Future
02 - Buddy
03 - I Already Know You're Wrong
04 - Airport '99
05 - Baby Let's Get High One Last Time Together
06 - Digital Clock and Phone
07 - Where I'm Going
08 - Cape Canaveral Buddy (Reprise)
09 - Can I Feel What
10 - Evil Summer
DownloadMySpace
Separador