sábado, 23 de maio de 2009

My Sad Captains - Here And Elsewhere (2009)

My Sad Captains

As bandas não se cansam de explorar a melancolia, um tema tão extenso que parece não ter fim. E talvez não tenha mesmo. Sem choramingar, o My Sad Captains, banda inglesa que tirou o nome de um poema (o qual, dizem os próprios, não ter nenhum motivo de escolha além da sonoridade), fazem um som melancólico numa linha mais distante da forma britânica e mais próximo do formato americano. E, como poesia, as canções discorrem de maneira madura e não forçam uma fórmula pop, pelo contrário, o quinteto londrino chegou a adaptar algumas canções, que faziam parte da primeira demo da banda, que eles consideravam com um apelo pop usual. Não, eles não são anti-pop e nem procuram dificultar a compreensão de uma música. Eles apenas não apelam para clichês ou tendências. O formato soa familiar e, mais do que isso, atemporal. São canções que podem ser belas em qualquer momento ou época, assim como um bom poema.


Veja bem, melancolia não é um choro sem fim, é uma dor mais profunda que parece não acabar. E só o tempo é capaz de cicatrizar certas aflições. Sabendo disso, o My Sad Captains exploram momentos e falam numa linguagem que faz todo sentido para eles, e que pode muito bem se adaptar em algum momento de sua vida. Talvez essa seja a verdadeira magia da música. Por vezes, ela não só fala ao seu coração, como fala por ele também e, quanto mais sincera é uma canção, mais poder ela tem para isso.

Sinceridade é o que não falta em 40 minutos de álbum. As canções se interligam mas não possuem uma mesma fórmula. A identidade é o que se faz presente. Por vezes será possível lembrar de The National, Broken Social Scene e até Wilco, mas não passarão de breves associações, pois as diversas influências da banda se fundiram com a personalidade de cada integrante, esses que compõem as canções juntos, inserindo uma parcela de sentimento e técnica de cada um. Por isso, é possível ver tanta unidade e, ao mesmo tempo, um turbilhão de sentimentos.

Com vozes masculinas e femininas se cruzando, com guitarras em timbres belos e intimistas, teclados e violinos que se encontram, as harmonias são simples e cheias de detalhes. Detalhes que contribuem ainda mais para as melodias tão doces e ótimas para um fim de dia perturbado. Ouvir o álbum de estreia "Here And Elsewhere" será como descansar numa cama com lençóis macios, lendo aquele seu livro favorito, que vai te dar razões para resistir a qualquer dor, vai te dar conforto para qualquer melancolia e te encher de motivos para sorrir.

My Sad Captains - Here And Elsewhere (2009)
My Sad Captains - Here And Elsewhere (2009)
01 - Great Expectations
02 - The Sum Total Of Everything
03 - Good To Go
04 - Hello Bears
05 - Here And Elsewhere
06 - Troika
07 - You Talk All Night
08 - Ghost Song
09 - Bad Decisions
10 - All Hate And No Plans
11 - Building Blocks
12 - A Change Of Scenery
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

3 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/a46004ae

Felipe disse...

Não sei se aqui é o local adequado, mas o seu blog é MUITO FODA, você escreve MUITO bem! Meus parabéns, adicionei nos feeds :)

DonnieDarko disse...

caramba que banda boa rapaz...
me lembra mais o Graham Coxon cantando... seu jeito caidao mas mesmo assim gostoso de ouvir
baixei ;D