segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bad Lieutenant - Never Cry Another Tear (2009)

Bad Lieutenant

Bastam as primeiras palavras de "Sink Or Swim" para você perceber do que se trata o Bad Lieutenant. Sem a voz de Bernand Sumner, essa seria apenas uma banda altamente influenciada por New Order. Agora, com ele, trata-se de uma nova continuação, ainda que um pouco torta, para o trabalho de uma banda que se iniciou como Joy Division, há 30 anos atrás.

Bad Lieutenant é a nova banda do ex-vocalista do New Order e do ex-guitarrista Phil Cunningham, também (este que só ingressou na banda a partir de 2001). Porém, ainda que haja a participação de Stephen Morris no projeto (não declarado ainda como membro oficial), esta continuação não causa o mesmo efeito que a continuação do New Order para o Joy Division causou, por exemplo. Com o anúncio recente feito por Peter Hook sobre fim de uma das bandas mais importantes para o cenário do rock britânico desde a década de oitenta, algumas mágoas ficaram mas não faltou disposição. Fica claro que Bernard não quer ficar afastado da música, já que inicia um novo projeto mesmo estando, incansavelmente, há anos em atividade.

Não podendo contar com todos companheiros da ex-banda, por motivos que vão de suicídio, passam por desentendimentos e chegam às divergências, Bernard não deixa a música pop perdê-lo. Com estes valores invertidos, ele traz um novo álbum para preencher um espaço deixado pelo New Order na música mundial. Mesmo com suas falhas onde, principalmente, a pressa se fez presente, há canções em "Never Cry Another Tear" que não poderiam sair de outro lugar que não de onde vieram. E é essa originalidade que fez a diferença (mais uma vez).


É também com "Sink Or Swim" que nascem as esperanças. Uma saborosa e adorável canção pop abre o álbum como se fosse 93 e estivéssemos diante de um novo "Republic". Um simples riff de guitarra, uma harmonia incrível (que conta com Alex James, baixista do Blur) e a saudosa voz de Sumner. O suficiente para entender porque o New Order fará tanta falta.

Tentanto tapar os buracos que a finada banda deixará, Bad Lieutenant surgiu com um bocado de pressa. Talvez a simplicidade do álbum e da produção se explique nisso. Não que falte boas canções, o que temos em mãos são ótimas músicas, cheias de apelo pop e disposição. O problema é que toda sonoridade se limita a toda aquela atmosfera já tão explorada pelas bandas de Manchester e, em certos momentos, lembra bem os filhotes da ex-banda, o Doves. Lembrar Doves e fazer uma sonoridade bem Manchester são problemas? Não. Definitivamente não.

Mas é pela grande expectativa por álbuns do New Order que o Bad Lieutenant sai prejudicado. "Twist Of Fate", "This Is Home", "Dynamo", "Shine Like The Sun" e "Poisonous Intent", por exemplo, são canções incríveis e que não se encontram facilmente por aí, mas quando se trata de figuras tão marcantes pra história da música pop, ainda é necessário mais. Mesmo assim, "Never Cry Another Tear" se mostra um grande álbum e indispensável para admiradores da ex-banda, pois se trata, mais uma vez, da música pop resolvendo todos os problemas, independente do artista por trás dela, ou de sua história. Simples assim, e não podendo de ser de forma melhor.

Bad Lieutenant - Never Cry Another Tear (2009)
Bad Lieutenant - Never Cry Another Tear (2009)
01 - Sink Or Swim
02 - Twist Of Fate
03 - Summer Days On Holiday
04 - This Is Home
05 - Runaway
06 - Running Out Of Luck
07 - Dynamo
08 - Poisonous Intent
09 - Shine Like The Sun
10 - Head Into Tomorrow
Download link in comments / Link de downloads nos comentáriosMySpace
Separador

4 comentários:

Anônimo disse...

Download Link:
http://sharebee.com/3bd6df01

Anônimo disse...

Popzão. No bom sentido da palavra.

Anônimo disse...

aaeee :)

e o tal projeto do peter hook - freebass, sei la - alguma noticia?

[]s

Anônimo disse...

Fantástico, o que nós da geração 80 , aguardava !